O objetivo deste
blog é falar um pouco sobre Psicologia, sendo a temática principal o processo
de aprendizagem e as teorias elaboradas a respeito. Em primeiro lugar, cabe
esclarecer que o próprio conceito de aprendizagem não é bem definido entre os
teóricos e pesquisadores. No caso das teorias do condicionamento, as condições
ambientais/externas são forças propulsoras da aprendizagem, afirmando-se que
esta ocorre por associação entre um estímulo e uma resposta e a
prática/repetição possibilita a memorização do comportamento.
Todos os organismos
nascem, em maior ou menor grau, preparados para se relacionar com o mundo que
os cerca, ou seja, nascem com um repertório comportamental inato. Aos
comportamentos inatos dos organismos, damos o nome de reflexos incondicionados,
que são de grande importância para a sobrevivência das espécies.
Em psicologia,
definimos um reflexo como uma relação entre um estímulo e uma resposta,
referindo-se o estímulo a aspectos (mudanças) do ambiente e a resposta a
alterações produzidas no organismo. O comportamento respondente é a relação
entre um estímulo e uma reposta na qual o estímulo elicia a resposta (S → R),
enquanto o operante é o comportamento que produz alterações no ambiente (consequências)
e é afetado por elas (R → C).
O primeiro tipo de
condicionamento, denominado Condicionamento Clássico, foi desenvolvido pelo
fisiologista russo Ivan Pavlov. É uma forma de aprendizagem em que um estímulo
previamente neutro passa, após o emparelhamento com um estímulo incondicionado,
a eliciar uma resposta reflexa. O outro tipo é o Condicionamento Operante,
desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Burrhus F. Skinner, no qual todo
comportamento é influenciado pelas modificações que provoca no ambiente.
Ivan Petrovich
Pavlov, um fisiologista russo, ao estudar reflexos biologicamente estabelecidos
(inatos), observou que seus sujeitos experimentais (cães) haviam aprendido
novos reflexos, ou seja, estímulos que não eliciavam determinadas respostas
passaram a eliciá-las.
A figura acima ilustra a situação experimental montada por Pavlov em seu laboratório. A mangueira
colocada próxima à boca do cão permitia medir a quantidade de saliva produzida
mediante a apresentação dos estímulos incondicionados (comida) e condicionados
(som de uma sineta).
O esquema a seguir
fornece uma noção resumida do processo de condicionamento clássico investigado
por Pavlov:
O seguinte vídeo pode ajudar a
esclarecer como funciona o processo de condicionamento clássico, por meio do
experimento laboratorial realizado por Ivan P. Pavlov:
O cão de Pavlov-Laboratório
Compreendendo a caixa de Skinner
Devido à sua preocupação com controles científicos estritos,
Skinner realizou a maioria de suas experiências com animais inferiores,
principalmente o Rato Branco e o Pombo. Desenvolveu o que se tornou conhecido
por "Caixa de Skinner" como aparelho adequado para estudo animal.
Tipicamente, um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas
uma alavanca e um fornecedor de alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob
as condições estabelecidas pelo experimentador, uma bolinha de alimento cai na
tigela de comida, recompensando assim o rato. Após o rato ter fornecido essa
resposta o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o controle
de uma variedade de condições de estímulo. Além disso, o comportamento pode ser
gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que
ordinariamente não fazem parte do repertório comportamental do rato. Êxito
nesses esforços levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem se
aplicam a todos os organismos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário