quinta-feira, 21 de março de 2013



O objetivo deste blog é falar um pouco sobre Psicologia, sendo a temática principal o processo de aprendizagem e as teorias elaboradas a respeito. Em primeiro lugar, cabe esclarecer que o próprio conceito de aprendizagem não é bem definido entre os teóricos e pesquisadores. No caso das teorias do condicionamento, as condições ambientais/externas são forças propulsoras da aprendizagem, afirmando-se que esta ocorre por associação entre um estímulo e uma resposta e a prática/repetição possibilita a memorização do comportamento.
Todos os organismos nascem, em maior ou menor grau, preparados para se relacionar com o mundo que os cerca, ou seja, nascem com um repertório comportamental inato. Aos comportamentos inatos dos organismos, damos o nome de reflexos incondicionados, que são de grande importância para a sobrevivência das espécies.
Em psicologia, definimos um reflexo como uma relação entre um estímulo e uma resposta, referindo-se o estímulo a aspectos (mudanças) do ambiente e a resposta a alterações produzidas no organismo. O comportamento respondente é a relação entre um estímulo e uma reposta na qual o estímulo elicia a resposta (S → R), enquanto o operante é o comportamento que produz alterações no ambiente (consequências) e é afetado por elas (R → C).
O primeiro tipo de condicionamento, denominado Condicionamento Clássico, foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov. É uma forma de aprendizagem em que um estímulo previamente neutro passa, após o emparelhamento com um estímulo incondicionado, a eliciar uma resposta reflexa. O outro tipo é o Condicionamento Operante, desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Burrhus F. Skinner, no qual todo comportamento é influenciado pelas modificações que provoca no ambiente.

Ivan Petrovich Pavlov, um fisiologista russo, ao estudar reflexos biologicamente estabelecidos (inatos), observou que seus sujeitos experimentais (cães) haviam aprendido novos reflexos, ou seja, estímulos que não eliciavam determinadas respostas passaram a eliciá-las.



 A figura acima ilustra a situação experimental montada por  Pavlov em seu laboratório. A mangueira colocada próxima à boca do cão permitia medir a quantidade de saliva produzida mediante a apresentação dos estímulos incondicionados (comida) e condicionados (som de uma sineta).

O esquema a seguir fornece uma noção resumida do processo de condicionamento clássico investigado por Pavlov:


O seguinte vídeo pode ajudar a esclarecer como funciona o processo de condicionamento clássico, por meio do experimento laboratorial realizado por Ivan P. Pavlov:


O cão de Pavlov-Laboratório










Compreendendo a caixa de Skinner 



Devido à sua preocupação com controles científicos estritos, Skinner realizou a maioria de suas experiências com animais inferiores, principalmente o Rato Branco e o Pombo. Desenvolveu o que se tornou conhecido por "Caixa de Skinner" como aparelho adequado para estudo animal. Tipicamente, um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob as condições estabelecidas pelo experimentador, uma bolinha de alimento cai na tigela de comida, recompensando assim o rato. Após o rato ter fornecido essa resposta o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condições de estímulo. Além disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que ordinariamente não fazem parte do repertório comportamental do rato. Êxito nesses esforços levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos.



Jaqueline Layara Rodrigues Ramos.

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