A teoria comportamental na educação __
Um dos pensadores mais importantes da educação no século passado foi o norte-americano
Frederic Skinner. Suas idéias influenciaram a educação a tal ponto que, de uma análise dos
CD-ROM educativos de meus filhos, conclui-se que todos eles são baseados na teoria de Skiner
de condicionamento e reforço.
As origens do pensamento de Skinner remontam ao fisiologista russo Ivan Pavlov. Ganhador do prêmio Nobel de 1904 na categoria de medicina fisiológica, Pavlov ficou famoso por sua
experiência com um cachorro. Ao mostrar comida para um cão, o cientista percebeu que este
salivava e chamou a isso reflexo incondicionado. Em um segundo momento, o cientista
tocou uma campainha e anotou que a resposta do cão era apenas virar a cabeça para olhar
de onde se originava o som. Pavlov passou a tocar a campainha toda vez que apresentava a
carne ao cão. Em um terceiro momento, apenas o toque da campainha já era capaz de provocar
salivação no animal.
Pavlov conclui que o comportamento dos seres vivos pode ser controlado
através de um processo de condicionamento. Para isso, basta associar à resposta desejada
uma outra resposta, já natural do organismo e agradável. Para Pavlov a recompensa deveria
vir um pouco antes do estímulo que se quer condicionar para que se estabeleça uma
relação.
Para o cientista, também é necessário um reforço constante para manter o
comportamento desejado. Essa técnica é utilizada pela publicidade, quando os anúncios
associam situações de prazer (viagens, esportes, sexualidade) com produtos.
Da mesma forma, ao se associar determinado comportamento a respostas negativas, pode-se
eliminar esse comportamento.
No filme Laranja Mecânica, cientistas tentam reabilitar um delinqüente aplicando injeções que o
fazem ter enjôos enquanto observa cenas de violência e sexo.
Aline Costa
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