quinta-feira, 21 de março de 2013


A teoria comportamental na educação __ 

 


















Um dos pensadores mais importantes da educação no século passado foi o norte-americano 
Frederic Skinner. Suas idéias influenciaram a educação a tal ponto que, de uma análise dos
 CD-ROM educativos de meus filhos, conclui-se que todos eles são baseados na teoria de Skiner 
de condicionamento e reforço.
As origens do pensamento de Skinner remontam ao fisiologista russo Ivan Pavlov. Ganhador do 
prêmio Nobel de 1904 na categoria de medicina fisiológica, Pavlov ficou famoso por sua 
experiência com um cachorro. Ao mostrar comida para um cão, o cientista percebeu que este 
salivava e chamou a isso reflexo incondicionado. Em um segundo momento, o cientista 
tocou uma campainha e anotou que a resposta  do cão era apenas virar a cabeça para olhar 
de onde se originava o som. Pavlov passou a tocar a campainha toda vez que apresentava a 
carne ao cão. Em um terceiro momento, apenas o toque da campainha já era capaz de provocar 
salivação no animal. 
Pavlov conclui que o comportamento dos seres vivos pode ser controlado 
através de um processo de condicionamento. Para isso, basta associar à resposta desejada 
uma outra resposta, já natural do organismo e agradável. Para Pavlov a recompensa deveria 
vir um pouco antes do estímulo que se quer condicionar para que se estabeleça uma 
relação. 
Para o cientista, também é necessário um reforço constante para manter o 
comportamento desejado. Essa técnica é utilizada pela publicidade, quando os anúncios 
associam situações de prazer (viagens, esportes, sexualidade) com produtos. 
Da mesma forma, ao se associar determinado comportamento a respostas negativas, pode-se 
eliminar esse comportamento. 
No filme Laranja Mecânica, cientistas tentam reabilitar um delinqüente aplicando injeções que o 
fazem ter enjôos enquanto observa cenas de violência e sexo.   
Aline Costa

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