domingo, 7 de abril de 2013

O Psicólogo Comportamental


O Psicólogo Comportamental – também conhecido como terapeuta comportamental -  é o profissional de psicologia que orienta sua intervenção clinica baseado na análise do comportamento de seu paciente e aplica a Análise Experimental do Comportamento. Possibilita ao paciente a identificação dos seus comportamentos disfuncionais, ou seja os comportamentos que causam sofrimento e trazem prejuízos à saúde, prejuízos sociais, emocionais ou comportamentais.Com este protocolo de trabalho o psicólogo comportamental ajuda a desenvolver formas mais adaptativas e positivas de interação a partir da criação da possibilidade de novo repertório de atitudes e comportamentos ao seu paciente.
A Terapia Comportamental baseia-se nas propostas do Behaviorismo de Skinner - Os comportamentos disfuncionais que fazem as pessoas sofrerem são aprendidos, e neste sentido a terapia é a “escola” para a aprendizagem de novos comportamentos mais adaptativos.O psicólogo comportamental desenvolve novos repertórios, ensina a identificar o que determinou o aparecimento de tais comportamentos disfuncionais e o quê os mantêm.
A Terapia Comportamental faz uso de técnicas específicas, sendo a mais importante a análise funcional , ou seja, identifica como, quando e onde tais comportamentos ocorrem e que função tem estes comportamentos para seu paciente. Que valor determinado comportamento tem para a pessoa.
A psicologia comportamental leva em conta que a pessoa tem uma historia de vida e está inserida em uma comunidade.A psicologia comportamental se faz muito eficiente em quadros clínicos de ansiedade, Pânico, fobias, transtornos do afeto como depressão,transtorno bipolar, transtornos de personalidade... etc.


FLAVIANA GONÇALVES PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário