Comportamentalismo de Skinner
A aprendizagem decorre de uma primeira ação do
sujeito que será reforçada. A retenção, ou seja, a própria aprendizagem, é
também fraca, pois depende da manutenção dos reforços sobre as respostas que
vão acontecendo. O aluno tem pouca participação e não necessita de motivação
própria. Assim como a teoria de Pavlov, o método de Skinner é indicado para
aprendizagens menos complexas que podem ser realizadas por meio do reforço.
De acordo com a teoria do condicionamento operante,
o comportamento humano não é fruto de tendências inatas, mas sim de
condicionamentos constituídos por circunstâncias reforçadoras, podendo, por
isso, ser modificado por influência externa. O condicionamento operante induz à
aprendizagem operante, a qual se baseia nos seguintes princípios:
1) A
frequência de uma conduta aumenta quando acompanhada de reforços positivos;
2) A
frequência de uma conduta diminui quando não é acompanhada de reforços
positivos;
3) A
frequência de uma conduta diminui quando é acompanhada de castigos.
A aprendizagem por imitação é tanto mais eficaz
quanto melhor conseguir assegurar as seguintes condições: amabilidade e
competência do modelo; capacidade de observar e de processar e reter informação
por parte do aluno; frequência e intensidade do modelo. O modelo tem uma
capacidade tanto maior para estimular a imitação quanto mais prestígio tiver,
melhores relações afetivas estabelecer com o observador, mais continuada e
intensa for a presença do modelo e mais informação conseguir transmitir ao
observador.
Skinner
considera que todas as crianças nascem com três características congénitas:
1)
Competência genéticas;
2)
Capacidade para responder aos reforços;
3)
Repertório de comportamentos respondentes.
Os reforços podem ser positivos ou negativos. Os
reforços positivos tendem a aumentar a frequência da resposta. A punição conduz
à extinção de uma resposta indesejada, mas não tem qualquer relação direta com
o aumento da frequência das respostas desejáveis. Por isso, Skinner considera
que a punição não deve ser usada em educação.
Cleuma Celeste Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário