quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Terapia Comportamental


A abordagem comportamental é um campo da psicologia que estuda o comportamento humano. Ela é utilizada na terapia comportamental, como uma ferramenta para auxiliar as pessoas na solução das suas dificuldades diante do mundo. 

A terapia comportamental deu-se origem nos anos 50 e 60, tendo como fundamentos os processos de condicionamento clássico e operante. Ao longo desses anos, ela tem se evoluído, e hoje, sabe-se que o indivíduo pode ter o controle de suas escolhas e operar sobre o ambiente.

Através da análise funcional, a terapia comportamental promove a auto-observação e o autoconhecimento. Sabendo que existe uma interdependência de estímulos e respostas, a terapia proporciona ao sujeito, conhecer as causas externas (ambientais) que reforça seus comportamentos.  Quando este conhece os motivos de suas atitudes, ele pode modificá-las.  Sendo assim, com este tipo de terapia, é possível extinguir comportamentos inadequados e gerar comportamentos desejados por meio de estímulos reforçadores.

Dessa maneira, a terapia comportamental, ajuda o indivíduo há desenvolver comportamentos saudáveis, que propiciam o bem-estar e o conforto em seu dia-a-dia. Pois, segundo o behaviorista Skinner: "Somente com uma visão integrada de tudo aquilo que faz com que sejamos o que somos é que poderemos encontrar o caminho para uma vida mais saudável e mais feliz."

Abaixo segue um vídeo do B. F. Skinner numa conferência para psiquiatras e psicólogos, onde ele fala sobre o processo de modelagem do comportamento. 




Postado por Jannyllian Christine S. Viana

2 comentários: